quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Um iPod com cara de iPhone

Novo iPod Touch tem interface e tela sensíveis ao toque e chega aqui em outubro

Rio - Desde o lançamento em 2002, o iPod se tornou sinônimo de tocador de música digital, com mais de 110 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Os tocadores agora chegam à sexta geração, com novos modelos e adaptações. Os novos iPods devem chegar ao Brasil em outubro, mas ainda não há previsão de preços. A única certeza é de que serão mais caros do que nos EUA.

A menina dos olhos da nova geração é o iPod Touch, que é praticamente um iPhone que não faz ligações. Isto porque traz o mesmo sistema operacional e a mesma interface sensível ao toque do seu “primo”. O aparelhinho de 8 milímetros de espessura dispõe de uma tela de 3,5 polegadas. Como no iPhone, basta tocar na tela para executar os comandos. A exibição da tela também muda de vertical para horizontal conforme a posição do aparelho.

Apesar de não fazer ligações telefônicas, o iPod Touch dispõe de conexão Wi-Fi e sai de fábrica com o navegador Safari instalado, o que permite acesso a qualquer site compatível com o iPhone, lista que inclui o YouTube.

O iPod Touch chega às prateleiras nas versões com 8 GB e 16 GB. Nos Estados Unidos, esses modelos começam a ser vendidos no fim do mês por 299 dólares (cerca de 600 reais) e 399 dólares (cerca de 800 reais). No Brasil, um iPod Shuffle de 1GB é vendido por cerca de 500 reais, enquanto um iPod Nano de 2GB, na cor prata, custa em torno de 800 reais.

Para o público americano, outras funcionalidades estão disponíveis. A loja iTunes, para download pago, ganhou uma versão Wi-Fi e oferece um recurso que permite ao usuário criar ringtones para iPhones a partir de faixas compradas na loja. Outro acordo, com a Starbucks, permite usar o iPod Touch num café para reconhecer músicas que tocaram há pouco no local.


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